Make your own free website on Tripod.com
 
 
Título: Os Objetos Usados na Missa
Autor(a): Agnus Dei
 

 

  1. ÁGUA
    Trata-se de água natural. É usada para purificar as mãos do sacerdote e para ser misturada com o vinho, simbolizando a união da Humanidade com a Divindade em Jesus. Também é usada para purificar o cálice e a âmbula.
  2. ÂMBULA
    É semelhante ao cálice, mas possui uma tampa. Nele se colocam as hóstias. Após a missa, é guardada no sacrário, juntamente com as hóstias que foram consagradas.
  3. CÁLICE
    É uma taça geralmente revestida de ouro ou prata. Nele se deposita o vinho a ser consagrado.
  4. CORPORAL
    É uma toalhinha quadrada. Chama-se corporal porque sobre ela coloca-se o Corpo do Senhor (cálice e âmbula), no centro do altar.
  5. CRUCIFIXO
    Sobre o altar ou acima dele, existe um crucifixo para lembrar que a Ceia do Senhor é inseparável do seu sacrifício redentor. Vemos em Mt 26,28, que Jesus deu a seus discípulos o "sangue da aliança que será derramado por muitos para o perdão dos pecados".
  6. FLORES
    Em dias festivos pode-se usar flores, não sobre o altar, mas ao lado deste. Sobre o altar usa-se decoração com motivos litúrgicos, tais como o pão e o vinho, o trigo e a uva, além das velas e crucifixo. No tempo da Quaresma não se usa flores; durante o Advento, admite-se seu uso desde que seja com moderação, para não antecipar a alegria do Natal.
  7. GALHETAS
    São duas jarrinhas em vidro ou metal. Em uma vai a água e na outra, o vinho. Estão sempre juntas sobre um pratinho no altar.
  8. HÓSTIA
    É feita de pão de trigo. Há uma hóstia grande para o sacerdote e pequenas para o povo. A do sacerdote é grande para que possa ser vista de longe pelo povo durante a elevação e também para ser repartida entre alguns participantes, em geral os ministros.
  9. LECIONÁRIO
    Livro que contém todas as leituras da Bíblia, de acordo com a missa do dia.
  10. MANUSTÉRGIO
    Toalha que serve para enxugar as mãos do sacerdote, durante o ofertório. Costuma a acompanhar as galhetas.
  11. MISSAL
    É um livro grosso que contém todo o roteiro do rito da missa, com exceção das leituras que se encontram no lecionário.
  12. PALA
    É uma peça quadrada e dura (um cartão revestido de linho). Serve para cobrir o cálice.
  13. PATENA
    É um pratinho de metal. Sobre ela coloca-se a hóstia maior.
  14. SANGUINHO
    É uma toalha branca e comprida, usada para enxugar o cálice e a âmbula.
  15. VELAS
    Sobre o altar ficam duas velas. A chama da vela simboliza a fé que recebemos de Jesus, Luz do Mundo, no batismo e na confirmação. É sinal de que a missa só tem sentido para quem vive a fé.
  16. VINHO
    É vinho puro de uva. Assim como o pão se converte no verdadeiro Corpo de Cristo, também o vinho se converte no verdadeiro Sangue do Senhor, vivo e ressuscitado.

Página Principal