Título: Terapia do Terço
Autor(a): Desconhecido
 

 

Terapia do Terço

Neste Terço você reza com o próprio corpo. Contempla o mistério infinito de Deus manifestado em você e na criação inteira.

Escolha uma posição confortável. Feche os olhos.

Primeira Dezena: Sensações corporais.

Em cada Ave-Maria tome consciência de uma parte do seu corpo. Pense nela. Relaxe. Louve a Deus pelo seu corpo. Não pense nas palavras. Elas são apenas o fundo musical. Repouse em Deus.

Segunda Dezena: Respiração.

Nesta dezena não reze toda a Ave-Maria. Diga "Ave, Maria", e inspire. Ao expirar diga "Santa Maria". Não pense nas palavras. Tome consciência de sua respiração. Reze com ela. Sinta a presença maternal de Maria ao seu lado.

Terceira Dezena: Sons.

Escute os sons a sua volta. Tome consciência deles. Reze por eles e por quem os produz. Louve a Deus pela criação inteira que canta. Reze com sua audição.

Quarta Dezena: Tato.

Tome consciência do Terço que está em suas mãos. Seu peso. A sensação que produz. Calor. Frio. Liso. Reze com o tato.

Quinta Dezena: Jesus.

Agora deixe de lado as Ave-Marias. Inspire fundo. Ao expirar diga: "Jesus". Imagine que você é a ovelha perdida do Evangelho. Jesus é o Pastor e está a sua procura. Contemple a maneira como Ele o(a) encontra, coloca sobre os ombros, leva para casa, cura suas feridas e mágoas. Imagine Jesus aquecendo-o(a), perto do fogo. Veja como lhe dá carinho e atenção. Sinta-se profundamente amado(a). Converse com seu pastor.

 

 

Estrutura Básica do Terço:

  • Sinal da Cruz:

Pelo Sinal (cruz na testa (nos livra dos maus pensamentos)), da santa cruz, livrai-nos Deus (sinal da cruz na boca(livra-nos das más palavras que possa sair de nossa boca)), Nosso Senhor dos nossos inimigos (sinal da cruz no peito( nos dá o amor ao próximo, o perdão)), Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

  • Oferecimento:

(Intenção por quem você quer rezar)

  • Na Cruz:

Creio:

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, creio em Jesus Cristo Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, de onde a de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

  • Primeira conta:

Pai Nosso:

Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu .

O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.

  • Nas três primeiras contas:

Ave Maria:

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto em Vosso ventre, Jesus.

Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

  • Primeiro Glória:

Glória:

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos séculos do séculos. Amém.

  • Dezenas:

O Terço é composto de cinco dezenas. A dezena começa com o Pai-nosso, seguem 10 Ave-Marias e conclui-se com o Glória ao Pai.

Em muitos lugares é costume rezar a seguinte oraçãoapós o Glória ao Pai:

Ó meu Jesus perdoai-me livrai-me do fogo do inferno, ;evai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

  • Agradecimento e Salve Rainha:

Agradecimento:

Infinitas graças vos damos soberana princesa pelos benefícios que recebemos todos os dias de vossas mão liberais, dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e em vosso louvor vos saudamos com um Salve Rainha.

Salve Rainha:

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida e doçura esperança nossa salve! A vós bradamos degredados filho de Eva. A vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai Jesus bendito fruto em vosso ventre, ó clemente, ó piedosa ó doce e Santa Virgem Maria.

Rogai por nós Santa mãe de Deus.

Para que sejamos sempre livre do pecado, protegido de todos os perigos e dignos da promessa de Cristo.

Esta é a estrutura básica do terço.

 


Página Principal