Título: A Missa Passo a Passo - Ritos Finais
Autor(a): Agnus Dei
 

 

A última parte da missa, mais breve que as demais tem como principal objetivo despedir os fiéis exortando-os a retornarem para suas casas louvando e bendizendo ao Senhor e para que sejam, durante a semana, testemunhas de Cristo, vivendo a caridade nos seus atos e pregando a Palavra aos seus semelhantes.

  1. COMUNICADOS DA COMUNIDADE

    A verdadeira comunidade não é aquela que se encontra apenas aos domingos para celebrar a missa...

    Comunidade significa "comum unidade", isto é, a vivência em comum, a participação conjunta na vida e rotina da Igreja, como faziam os primeiros cristãos: "Todos aqueles que criam [em Jesus] estavam unidos e tinham tudo em comum" (At 2,44).

    Assim, este momento da missa é muito importante para a comunidade pois aponta as atividades que se darão nos próximos dias sob o patrocínio ou autorização da Igreja. É o chamado para que os presentes à missa venham participar, viver na comunidade, em comum unidade!

    Os avisos podem ser anunciados pelo comentarista, pelos representantes das diversas pastorais envolvidas ou pelo próprio sacerdote. Deve-se, porém, evitar o anúncio de muitos avisos, pois senão a atenção da assembléia começa a se dispersar; o ideal é que se anuncie apenas aquilo que se dará durante a semana em questão, admitindo como única exceção os eventos maiores, que mobilizem toda uma diocese ou cidade (ex.: Missa Campal, Retiro Diocesano, etc.), em virtude da complexidade de organização que costuma a envolver.

    Os avisos também devem ser organizados de acordo com o grau de importância, em ordem decrescente; para se chegar a um consenso sobre o que deve ser anunciado primeiro e o que deve ser deixado para o final, recomendamos que seja dada sempre a palavra final ao pároco.

  2. MENSAGEM FINAL

    Antes do término da Santa Missa, deve a Igreja chamar a atenção de seus fiéis para que vivam a semana, que ora se inicia (domingo), de maneira genuinamente cristã.

    Liturgia é ação! Em seu dia a dia o cristão deve agir e se comportar como verdadeiro discípulo de Cristo, ser sua testemunha no lar, no trabalho, na rua, em qualquer lugar que seja. Assim, a liturgia não se inicia quando começa a missa; muito pelo contrário, se inicia quando termina a missa! O altar é a culminância da liturgia!!! Se durante a semana não vivemos como cristãos - ou pelo menos não nos esforçamos a viver como cristãos - o que vamos fazer na missa, quando chega o domingo, no momento em que a liturgia atinge o seu auge?

    A Mensagem final deve, portanto, exaltar o cristão a viver de forma digna, de acordo com o Evangelho do Senhor. Não deve ser longa, mas precisa ser clara e objetiva, para que cada fiel possa, de maneira fácil, guardar em seu coração aquilo que foi proclamado durante a missa e, relembrando durante toda a semana, consiga de fato seguir a Palavra de Deus.

    A elaboração da Mensagem pode utilizar como principal fonte o Evangelho do dia combinados com outros escritos da Bíblia, documentos da Igreja e obras dos santos.

  3. CANTO FINAL / CANTO DE AÇÃO DE GRAÇAS

    O Canto Final representa o louvor e a alegria da assembléia por todos os dons e graças dados por Deus durante a Santa Missa, de maneira que também é conhecido como Canto de Ação de Graças.

    Por ser um canto de alegria, de júbilo, de exaltação, não deve ser lento, arrastado, meditativo. Toda a comunidade deve, assim, ser encorajada a cantá-lo, com fé e participação plena.

  4. BÊNÇÃO FINAL

    Terminado o Canto Final, toda a comunidade deve se colocar de pé para receber a Bênção Final. O sacerdote, então, abrirá seus braços e saudará todo o povo, dizendo:

    • Sacerdote: "O Senhor esteja convosco!"
    • Assembléia: "Ele está no meio de nós!"

    Então o sacerdote abençoará todo o povo, fazendo uso, conforme dia ou ocasião, de uma oração sobre o povo, bênção solene, ou bênção simples.

    Um exemplo de bênção solene (usada no primeiro dia do ano) é a seguinte:

    • Sacerdote: "Que Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda a bênção, vos conceda a Sua graça, derrame sobre vós as Suas bênçãos e vos guarde sãos e salvos todos os dias do ano!"
    • Assembléia: "Amém!"
    • Sacerdote: "Que vos conserve íntegros na fé, pacientes na esperança e perseverantes até o fim na caridade!"
    • Assembléia: "Amém!"
    • Sacerdote: "Que Ele disponha na Sua paz os vossos atos e vossos dias, atenda sempre vossas preces e vos conduza à vida eterna!"
    • Assembléia: "Amém!"
    • Sacerdote: "A bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre!"
    • Assembléia: "Amém!"
    • Sacerdote: "Ide em paz e o Senhor vos acompanhe."
    • Assembléia: "Graças a Deus!"

    A bênção simples, muito mais curta, costuma a ser:

    • Sacerdote: "Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo."
    • Assembléia: "Amém!"

    • Sacerdote: "Ide em paz e o Senhor vos acompanhe."
    • Assembléia: "Graças a Deus!"

    Ao invés de dizer simplesmente: "Ide em paz e o Senhor vos acompanhe", o sacerdote poderá usar, ainda, outras palavras espontâneas ou uma das seguintes fórmulas:

    • A alegria do Senhor seja a vossa força. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
    • Glorificai o Senhor com vossa vida. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
    • Em nome do Senhor, ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
    • Levai a todos a alegria do Senhor ressuscitado. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

    Ao traçar o sinal da cruz, todos os presentes devem inclinar a cabeça.

    Dada a Bênção Final, o sacerdote beija novamente o altar em veneração e, juntamente com os demais ministros, reverencia o sacrário onde se encontram as hóstias consagradas, real corpo de Cristo. Após isso, todos se retiram. Se ocorrer algum outro evento líturgico, a despedida pode ser omitida.

    É facultado cantar ou tocar alguma outra música enquanto todas as pessoas se retiram, para tornar o ambiente mais agradável e expressar a alegria de ter participado da missa.


Tendo lido e refletido sobre todas estas coisas,
você fazia idéia de que a Santa Missa era tão rica e maravilhosa?
Graças sejam dadas ao Senhor por tudo isso!!
Aleluia!

 


Página Principal