Título: Perguntas e Respostas
Autor(a): Diversos
 

 

Perguntas:

 

Respostas:

01-) A Igreja recebe e venera como inspirados os 46 livros do Antigo Testamento e os 27 livros do Novo Testamento. Neles, os Evangélios tem um lugar especial, porque Jesus Cristo é o centro da Bíblia.

02-) A fé é uma adesão pessoal do homem todo a Deus, que se revelou. Ela inclui uma adesão da inteligência e da vontade à revelação que Deus fez de si mesmo.

03-) Deus criou o universo - o mundo dos anjos e o mundo dos homens - livremente, diretamente, sem nenhuma ajuda, com o poder infinito de criar, isto é, de dar a existência a quem não a tinha de forma alguma ( o que significa "criar do nada").

04-) Os anjos são criaturas espirituais, que glorificam a Deus sem cessar. A Igreja venera os anjos que a ajudam em sua perenigração terrestre e protegem todo ser humano.
05-) Deus criou o homem "à sua imagem e semelhança; criou-o homem e mulher". O homem é uno, de corpo e alma. A doutrina da fé afirma que a alma, espiritual e imortal, é criada imediatamente por Deus.

06-) Jesus Cristo é o Filho de Deus, feito homem. Verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Na unidade de su a Pessoa divina, ele possui as duas naturezas, a divina e a humana, não confundidas, mas unidas numa só pessoa, a pessoa do Verbo encarnado.

07-) Maria foi virgem concebendo seu filho, virgem na sua gestação, virgem no parto, virgem alimentando-o em seu seio, virgem sempre, permanecendo inteiramente "a serva do Senhor"(Lc 1,38).
08-) É o mistério do amor de Deus que nos amou e nos enviou seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados, para "no Cristo reconciliar todas as coisas, as da terra e as do céu".
09-) Esta expressão significa que Jesus morreu realmente e que, por sua morte por nós, Ele venceu a morte e o demônio, que tem o "poder da morte"(Hb 2,14). Descendo ao lugar dos mortos, Jesus abriu as portas do céu para os justos que o precedem na morte.

10-) A palavra "Igreja" significa "convocação"e designa a assembléia dos convocados pela Palavra para formar o Povo de Deus, os quais, nutridos com o Corpo de Cristo, tornam-se também eles Corpo de Cristo. Assim, a Igreja é visível e espiritual, sociedade hierárquica e Corpo Místico de Cristo, sacramento da salvação e sinal da comunhão de Deus e dos homens.

11-) O ato de contrição é uma fórmula que costuma ser proferida (rezada), durante a confissão, no exato momento em que o sacerdote está ministrando o perdão (logo após a penitência e a orientação dada pelo padre). Ele significa o compromisso do penitente em efetivamente tentar não cair novamente em pecado. Há várias fórmulas de ato de contrição. Aqui segue uma das possíveis : SENHOR EU ME ARREPENDO DE TODO CORAÇÃO POR VOS TER OFENDIDO, PORQUE SOIS TÃO BOM E AMÁVEL. PROMETO COM A VOSSA GRAÇA NUNCA MAIS PECAR. MEU JESUS MISERICÓRDIA.

 
Parapsicologia
Página Principal
Mural Virtual